terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Como eu me sinto em relação à resistência das pessoas ao veganismo

 O que eu vou escrever hoje é mais como um desabafo bem pessoal mesmo, a forma como eu vejo o mundo nesses meus quase 16 anos sendo vegetariana e nesse meu 1 ano sendo vegana.

Como eu já comentei com vocês no meu último post, eu parei de comer carne de gado porque a minha mãe parou e me perguntou se eu queria parar com ela. É tão engraçado, mas eu lembro exatamente do momento que ela me falou tão pouco, mas pra mim foi o suficiente para que eu entendesse que comer carne não era algo bom.
Eu lembro que ela disse que estava parando porque eles maltratavam os animais e que eles sofriam muito, não lembro de tudo, mas lembro que foram essas as palavras e que foram poucas e em seguida ela me perguntou se eu queria parar com ela e eu disse na mesma hora que sim.

Eu não tentei rebater o que ela disse, nem precisei de mil explicações ou mil argumentos. Ela também não me mostrou nenhuma foto ou vídeo de maus tratos ou de abatedouros. Aquelas poucas palavras fizeram todo o sentido pra mim e me fizeram enxergar que aquilo não era bom. E se não é bom, se está causando sofrimento à alguém, porque eu continuaria?

Só para ressaltar minha mãe não é vegetariana, embora hoje ela esteja mais perto disso. Fora ela, a minha família nunca entendeu, mas hoje eles respeitam.

Eu tenho certeza que alguém que ler isso vai achar estranho eu me dirigir a um animal como ' alguém'. Mas sim, eles não são coisas, não são brinquedos, não são produtos nem nossa propriedade, eles são alguém... Nós somos animais também, embora muitos sequer percebam isso.

A soberba, o egoísmo e a ganância humana estão intoxicando o mundo de uma forma muito perigosa. Cada vez mais se quer dominar mais coisas, mais pessoas, ter mais posse e poder e as pessoas sempre tendem a querer dominar o mais fraco. Foi assim com os negros, com as mulheres e vem sendo com os animais há séculos. O fato é que isso vai parar um dia, assim como alcançamos outros direitos , vamos conseguir mais esse. 

Eu observo o comportamento das pessoas e  posso afirmar aqui, que a mesma pessoa que acha absurdo defendermos a liberdade dos animais, é a mesma pessoa que achava absurdo a liberdade dos negros, e a mesma que achava absurdo que as mulheres tivessem direitos, como o voto. Mudaram os cenários, o nome da ' novela 'e os personagens mas a história é a mesma. E eu quero perguntar pra você: de qual lado você quer estar? O lado opressor ou o lado libertador?

Eu muitas vezes me revolto e as pessoas não entendem. Eu fico triste e poucos saberão o motivo. Poucas coisas me fazem tão mal quanto saber tudo que acontece a cada segundo naquelas indústrias da morte e que as pessoas sequer sonham com isso e as que sabem, muitas vezes não se importam. Como conseguem ignorar um sofrimento?

Eu hoje vejo que também me iludi muitos anos, se  alguém tivesse me mostrado antes as coisas que hoje eu sei, eu já teria me tornado vegana há muito mais tempo. Eu nunca senti vontade de comer carne novamente, eu sabia que aquilo não era comida, eu sabia que era um animal morto. Eu comia porque era uma imposição dos maus hábitos que recebemos das tantas crenças e culturas doentias desse mundo. Mas, eu sempre fui viciada em queijo. Era realmente uma coisa que eu gostava muito de comer! Aliás, por esse motivo eu muitas vezes não me imaginava vegana, embora eu tivesse muita vontade em ser e já tivesse tentado duas vezes há uns anos atrás. Mas faltou eu saber do principal. Faltou eu saber do sofrimento por trás daquilo que eu tanto gostava.

O que me deu consciência e persistência foi quando eu vi um vídeo que dizia que tinha que matar o bezerro pra fazer o queijo* ( já postei esse vídeo no último post) e outra coisa que me deu muita força foi uma postagem de uma pessoa que eu sigo no face que dizia que alguns vegetarianos nunca se tornariam veganos justamente pelo queijo e o motivo principal era porque o leite contém uma substância de efeito bastante semelhante à morfina, aquela substância que causa dependência. O motivo disso é para que os bezerros fiquem realmente como se estivessem ' viciados' e fiquem dependentes do leite de suas mães , o que faz com que eles não se afastem delas. 

Eu nunca tinha lido nada à respeito disso, mas me pareceu bastante coerente e fui imediatamente pesquisar sobre o assunto e achei muito mais matérias falando sobre isso. Aí vem aquele sentimento de ' como eu não soube disso antes?!'

Também é isso umas das coisas que mais me deixa revoltada e decepcionada com a raça humana. Eu também uma época fiz parte de coisas que eu não sabia, mas quando alguém me mostrou eu não fiquei na defensiva. Eu não ignorei o que li , não tentei me defender de algum jeito para continuar com meu vício por queijo. Eu simplesmente olhei que aquilo que eu tanto gostava de comer causava sofrimento, morte, exploração e dor e eu não quis mais fazer parte disso. E hoje têm muito mais pessoas que falam sobre o assunto, inúmeros vídeos, documentários, fotos, artigos...e mesmo assim, muitos simplesmente fecham os olhos, não aceitam, ignoram o sofrimento das outras espécies para continuar mergulhado no próprio egoísmo e comodismo.

Quando eu li essas coisas sobre o queijo eu não fiz nada disso. Eu fui pesquisar, fui me informar, e vi que era verdade e que eu não queria mais fazer parte de absolutamente nada que causasse morte e dor a qualquer ser vivo. E eu me sinto imensamente grata à pessoa que postou esse texto, e sempre serei grata porque foi ela quem abriu meus olhos.

Claro que no começo eu senti vontade de comer queijo, mas eu sempre pensava no bezerro que era morto pra que aquilo fosse feito e a vontade passava. Eu sempre falo para as pessoas que tem alguma vontade de comer algo para que se coloquem sempre no lugar da vítima. Os animais são vítimas o tempo todo e se eu fosse a vítima eu ia querer que alguém fizesse de tudo pra me tirar daquele inferno. Pensando assim, tudo fica mais fácil, por que ninguém ia querer estar no lugar daqueles animais....Essa vontade passou rápido e hoje quando vejo queijos que não são veganos no supermercado eu não sinto mais vontade, eu sinto tristeza, porque eu sei o processo que foi para chegar até ali. 

Eu já fui mais passiva em relação à tudo isso mas hoje eu assumi isso pra minha vida e eu não posso e não quero fazer de conta que eu não sei o que acontece e fingir que está tudo bem porque as pessoas sempre se comportaram assim. Aos que se incomodam com minha atitude em relação à tudo isso, lamento, pois eu sempre vou mostrar, eu sempre vou falar. Eu não vou fingir que isso é certo para que as pessoas se sintam bem ao meu lado, porque isso não é certo. E se a sua consciência se mantém intocável e fechada perante à todo sofrimento e dor que é mostrado, eu lamento muito por você. Lamento pela sua alma que leva uma energia muito pesada, e por seu corpo que sofrerá com as muitas e muitas doenças que toda essa indústria alimentícia causa. O que as pessoas esperam? Que se alimentem de morte, sangue e tortura e que tenham saúde? Que se sintam leves? Me perdoem se estou parecendo sádica, mas não estou. São apenas consequências...

Uma vez eu perguntei a uma pessoa que se dizia médico que se ele afirmava que comer carne e produtos de origem animal é tão saudável, então porque as pessoas vivem doentes? Se o leite de vaca é tão indicado para ossos saudáveis, porque as pessoas têm deficiência de cálcio e osteoporose?  Ele simplesmente ignorou minhas perguntas. E eu sei porque. 

Leite de vaca para consumo humano é a maior causa de osteoporose, entre outras doenças. O único leite que precisamos é o da nossa mãe. Será que alguém não enxerga que se paramos de tomar o leite da nossa própria espécie porque não precisamos, por qual motivo precisaríamos tomar leite de outras espécies?! 

Essa ideia é uma crença enraizada unicamente para gerar lucro aos fabricantes de leite, nada mais. O único benefício aqui é para o fabricante de leite, que ganha rios de dinheiro em cima de sofrimento animal e em cima da doença de quem consome seu produto.

Todas essas indústrias de carnes, leite, ovos, etc não estão preocupados com a nossa saúde nem com o bem estar animal. Eles só querem ganhar dinheiro. Até mesmo os criadores de animais para abate sabem que estão destruindo o planeta com o desmatamento, poluindo rios e mares, acabando com a água. Eles já sabem disso, mas enquanto eles estiverem ganhando dinheiro, enquanto as pessoas continuarem comprando isso, eles não vão parar até restar pouca ou quase nada de água no planeta. A ganância sempre falará mais alto.

Essa questão é muito mais séria do que as pessoas imaginam. E já é hora de tirar essa venda do rosto e tomar responsabilidade . Enxergar que não estamos no mundo pra destruir. Podemos desfrutar de tudo sem causar tanto impacto. Viemos aqui para construir algo ou só para destruir? Porque você vive?

Embora tenha ainda muita resistência de alguns eu vejo muito interesse de outros. Vejo cada vez mais pessoas, pais veganos e vegetarianos e crianças seguindo esse exemplo. Isso de fato é uma das coisas que mais me deixa feliz , porque cada pessoa que vem me dizer que está buscando o veganismo ou vegetarianismo é um passo a mais que se dá ao dia que todo esse sofrimento vai acabar, e me perdoem os pessimistas, mas esse dia vai chegar sim. Libertamos os negros, as mulheres e agora vamos libertar os animais. Vamos devolver o direito que eles tem à própria existência. 

'Uma injustiça sempre será uma injustiça ainda que todos a façam'. Nascemos em corpos diferentes, mas no mesmo mundo e cada um com seu tempo de vida e com seu propósito. Não se pode pedir paz ao mundo comendo violência e as pessoas precisam entender isso porque a paz e a justiça não é algo exclusivo aos humanos, é algo que todas as vidas desse planeta nasceram para desfrutar, e a espécie humana jamais terá paz à ela mesma enquanto não parar de causar dor e sofrimento às outras espécies. Não se pede paz, se FAZ paz através das atitudes.

Abaixo algumas matérias sobre assuntos que citei. Leia e repasse o conhecimento.

Gratidão <3

Porque leite faz mal?: https://vista-se.com.br/o-mito-do-leite-medico-esclarece-os-males-que-o-leite-de-vaca-causa-a-saude/

Qual a relação de comer animais e aquecimento global?http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/consumo-carne-aquecimento-global.htm

Consumo da água na pecuária:https://oholocaustoanimal.wordpress.com/2014/02/21/consumo-de-agua-na-pecuaria-ameaca-preservacao-ambiental/

Qual a relação da fome mundial e comer animais? 
http://resistir.info/varios/injusta_distrib_alimentar.html

Você sabe como é feita a inseminação artificial em vacas para que ela tenha filhotes e produza leite?
https://www.youtube.com/watch?v=ILtET6vaQm4


* Coalho encontrado nos queijos: O coalho animal é feito a partir da renina, uma enzima que é secretada no quarto estômago de bezerros, cordeiros e cabras. Ele é mais frequentemente derivado de estômagos secos e triturados de novilhos e é usado na produção de queijo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário